sábado, 2 de maio de 2009

A evolução da Capoeira

CAPOEIRA ANGOLA
Antes de Mestre Bimba criar a Capoeira Regional, a Capoeira Angola era chamada apenas de Capoeira, mas com o surgimento da Regional de Bimba surge o nome Capoeira Angola. O mestre mais famoso e conhecido da Capoeira Angola foi Pastinha. Ele dizia: "Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo, mas sim, aquele que deixa o corpo ser movimentado pela alma".
Talvez pelo fato de a Capoeira Regional ter se expandido amplamente pelo Brasil, principalmente como uma modalidade de luta, passou-se a difundir a idéia de que a Angola não dispunha de recursos para o enfrentamento, afirmando-se ainda que as antigas rodas de capoeira, anteriores a mestre Bimba, não apresentavam situações reais de combate. Porém, os velhos mestres fazem questão de afirmar que estes ocorriam de uma forma diferente da atual, em que os lutadores se valiam mais da agilidade e da malícia - ou da "mandinga", como se diz na capoeira - do que a força propriamente dita.
Mestre Pastinha, em seu livro Capoeira Angola, afirma que "sem dúvida, a Capoeira Angola se assemelha a uma graciosa dança onde a 'ginga' maliciosa mostra a extraordinária flexibilidade dos capoeiristas. Mas, Capoeira Angola é antes de tudo, luta e luta violenta".
________________________________________
CAPOEIRA REGIONAL
A Capoeira Regional é o estilo de jogo da Capoeira criada por Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Com a criação da Capoeira Regional surgiram novos golpes e movimentos, além de ter um ritmo mais dinâmico que o de Angola.
Quando Bimba começou a sentir que a "Capoeira Angola", que ele praticava e ensinou por um bom tempo, tinha se modificado, degenerou-se e passou a servir de "prato do dia" para "pseudocapoeiristas", que a utilizavam unicamente para exibições em praças, por possuir um número reduzido de golpes, deixava muito a desejar, em termos de luta. Aproveitou-se então do "Batuque” e da "Angola", colocando mais agilidade nos movimentos, pois queria ver um jogo mais alegre, festivo, acrobático e ágil, e criou o que ele chamou de "Luta Regional Baiana", a capoeira regional. O Bimba aprendeu essa arte chamada de batuque, que é uma luta africana braba e violenta onde o objetivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas, com o seu pai, Luiz Cândido Machado, que era campeão dessa arte.
Tudo isto aconteceu por volta do ano de 1928 e, esta modalidade de capoeira ganhou primeiramente o nome de capoeira regional baiana por ser praticada somente em Salvador-BA, e a partir da década de 30, quando foi instituído o Estado Novo, o Brasil passou por uma fase de muitas transformações políticas, culturais e sociais onde a modernização era inevitável. Foi aí que surgiu a oportunidade de Mestre Bimba levar o seu estilo de capoeira para as classes mais privilegiadas da sociedade. Em 1936, ele fez a primeira apresentação pública de seu trabalho, e um ano depois foi convidado pelo governador da Bahia, General Juracy Magalhães para fazer uma apresentação no Palácio do Governo, onde estavam presentes várias autoridades importantes e muitos convidados de alta sociedade. Após este evento, a capoeira Regional foi reconhecida como esporte nacional e Mestre Bimba foi reconhecido pela Secretaria de Educação e Assistência Social da Bahia como professor de Educação Física e a sua academia/ escola como a primeira do Brasil reconhecida por lei.

Nenhum comentário: